>
Template Express by Mais Blog
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Merchandising que irrita!

Merchandising que irrita!

Atenção para o top de 5 segundos...

1 - Notícias do mundo do entretenimento

2 - Comentários ácidos

3 - As melhores opções da grade de horários

4 - Especulações sobre programas

5 - Críticas televisivas

... Está no ar: TEVÊ TRASH





Este é um espaço destinado a tudo que acontece na TV do nosso país. Meu nome é Jean e criei esse blog devido a proximidade que eu, como todos os brasileiros, tenho com a televisão. Essa relação sujeito/TV começa desde cedo, quando crianças já somos alvo das emissoras nacionais que recheiam as suas manhãs com programas infantis.

Eu acho ótimo as crianças terem um espaço reservado na TV aberta, até porque é comprovado que a telinha não estritamente prejudicial ao desenvolvimento infantil. Os canais infantis estão aí para comprovar isso, vide Disney Channel e Discovery Kids.

A minha lembrança mais remota da TV é de ver o Xou da Xuxa e da rainha dos baixinhos explicar a importância do café da manhã, ensinar a escovar os dentes, de ver Caverna do Dragão e das propagandas. SIM! Merchandising é uma coisa que sempre me marcou e que também sempre me irritou muito. Com menos de 5 anos eu já era bombardeado por bonecas da xuxa, Frisco, biscoitos, brinquedos em geral, entre outros.

Sei que TV não vive sem merchan, mas vamos combinar que no Brasil o merchan é extrapolado. É por isso que o primeiro artigo do Tevê Trash é destinado ao merchandising irritante.

Demorei um pouco para escolher a temática do primeiro artigo. Queria que fosse uma coisa que mexesse comigo e foi assim que trocando de canal eu me deparei com o TV Fama da Rede TV. Eu não acompanho esse programa, mas sempre em época de BBB eu dou uma zapeada para ver as fofocas (sim, tenho uma estranha doença que me abate no verão e que se chama vício em BBB).

Então, eu coloquei no TV Fama e estava começando o programa ... e advinha? A primeira coisa que eles falaram/fizeram foi ... SIM MERCHAN! De cara fomos para aquele leilão de azar do canal, o tal de lance mínimo. Isso é muita falta de respeito para com o público que liga nesse cal para ver o conteúdo do infame TV Fama. Sem falar que esses leilões não são NADA confiáveis, pq se o canal BBC apronta com o seu público, imaginem o que a Rede TV é capaz de fazer.

Bem, troquei de canal e pensei: "PUTA! Esse pode ser o primeiro artigo do Tevê Trash". Voltei para a Rede TV ... e advinha? SIM, JÁ ESTAVA NOS COMERCIAIS. Alguns minutos depois recomeça o TV Fama. Dessa vez começa com as notícias, ficamos sabendo que Fernanda Torres e seu bebê passeavam no Leblon com Fernanda Montenegro e atravessaram a rua fora da faixa de segurança ... OH! Tá, tudo bem, não é disso que estamos falando, mas a "notícia" do TV Fama durou exatos 1 minuto e 53 segundos. Logo em seguida já veio... advinha? SIM, merchan! O merchan durou quase tanto quanto a notícia, 1 minuto e 24 segundos de propaganda. Depois, outra "notícia" de 2 minutos e 26 segundos, seguida de OUTRO merchan de 1 minuto e 30 segundos. No final do bloco uma última notícia de 2 minutos e 53 segundos. Pausa para intervalo comercial que dura quase 7 minutos e mais uma vez, ... AS.MESMAS.PROPAGANDAS. que passam dentro do TV Fama. É sopa, shake, dietas, perfume, etc da Luciana Jimenez, camêra digital, jeans... e é claro Casas Bahia, que estranhamente está sempre com uma explosão de ofertas.

Agora vocês me perguntam para que eu fiz tudo isso? Para mostrar que cada vez mais assistimos propagandas em cima de propagandas. Arredondando, dos 10 minutos de bloco do TV Fama, 3 foram de propaganda, ou seja se você não trocou de canal durante o intervalo comercial, você viu 7 minutos de programação para 10 minutos de propaganda. Especificamente na Rede TV, você assiste praticamente 60% de merchandising! É um absurdo!

Para se ter uma idéia, eu troquei de canal e comecei a ver Topa ou Não Topa do SBT. O programa teve seu primeiro bloco imenso e sem merchan e 6 minutos de intervalo comercial. Sílvio Santos pode ser ultrapassado e gagá, mas está de parabéns por não cansar seu público e mostrar que é possível fazer TV nesse país sem massacrar com merchandising. Já na Globo o intervalo comercial dura um pouco mais de 4 minutos e nos programas os merchandisings são bem mais sutis e menos agressivos como os da Rede Tv.

Então, fica a dica para o pessoal da Rede TV, mas também a todos os programas de tv aberta que tem milhares de merchandisings durante a exibição, vide Mais Você, Casos de Família, Hoje em Dia, Atualíssima, Bom Dia&Cia, Caldeirão do Huck, etc etc etc ... não massacre o seu público com tanta propaganda. Se for inevitável fazer incessante alusão aos patrocinadores, faça como o pessoal do CQC, da Band, que tem inserções animadas, ágeis e dentro do contexto do programa, ou até mesmo como nas novelas da Globo, ou Record, que aproveitam o gancho e criam em cima disso.

Esse foi o primeiro artigo do Tevê Trash. Que orgulinho dele... hehe, era isso, espero que tenham gostado e que voltem sempre ao meu blog! Dúvidas, sugestões, comentários ... estamos abertos a isso,... é fácil é só clicar aí em baixo e mandar ver!



Abraço a todos!


enviado por Mr. Jota as 09:41 0 comentarios

......................................................................................

Quem?: Jean
E-Mail: jlangbecker@gmail.com


[ Links ]
Mais Blog
Globo
Kibe Loco
Judão
Forum RSFDummies

[ Arquivos ]
agosto 2008
janeiro 2010






Powered by Blogger